A Fauna como inspiração da arte: MPB - Passaredo (Francis Hime e Chico Buarque)


Uma clássica composição da MPB dos anos 1970 (75-76), PASSAREDO de autoria de Francis Hime e Chico Buarque, buscou na fauna silvestre (nacional ou não), em especial nas aves, a inspiração em cada centímetro da sua letra.

Ouvindo a música

Existem várias opções disponíveis na internet para se ouvir esta música. Neste post, escolhi a que segue por ser gravação direta do disco (LP) "Meus Caros Amigos" onde ela foi originalmente lançada (lado 2, faixa 3). 


Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=gXXsYN8qi1g Postada por "Direto do Vinil".

Conferindo a letra

Para quem quer ter acesso à letra, também está disponível em vários locais. Existe  a  que está no próprio site de Chico Buarque http://www.chicobuarque.com.br/construcao/mestre.asp?pg=passared_75.htm.

Usei aqui, porém, a letra de outro local devido ao tipo de configuração (Fonte: https://www.letras.mus.br/chico-buarque/80825/):

Ei, pintassilgo
Oi, pintaroxo
Melro, uirapuru
Ai, chega-e-vira
Engole-vento
Saíra, inhambu
Foge asa-branca
Vai, patativa
Tordo, tuju, tuim
Xô, tié-sangue
Xô, tié-fogo
Xô, rouxinol sem fim
Some, coleiro
Anda, trigueiro
Te esconde colibri
Voa, macuco
Voa, viúva
Utiariti
Bico calado
Toma cuidado
Que o homem vem aí
O homem vem aí
O homem vem aí

Ei, quero-quero
Oi, tico-tico
Anum, pardal, chapim
Xô, cotovia
Xô, ave-fria
Xô, pescador-martim
Some, rolinha
Anda, andorinha
Te esconde, bem-te-vi
Voa, bicudo
Voa, sanhaço
Vai, juriti
Bico calado
Muito cuidado
Que o homem vem aí
O homem vem aí

O homem vem aí

As aves em questão


Começando pelo título, "passaredo" que é sinônimo de passarada, significa "grande número de pássaros, considerados em geral; conjunto de pássaros" (https://www.dicio.com.br/passaredo/) ou "poção de pássaros"(Dicionário do Aurélio de 1986, página 1277). Certamente a canção ficou com esta noção.

Lembrando que, guardada a liberdade artística, nem toda ave é pássaro, apesar de assim estar considerado na canção e, de qualquer forma, muitos assim o consideram (confira o assunto em https://animaiselugares.blogspot.com.br/2016/07/3-animal-ave-passaro.html).


Nem todas as 37 espécies de aves referidas (algumas com nomes, no mínimo curiosos) são da fauna brasileira. Este é o caso, por exemplo, de "tordo", "cotovia", "rouxinol", "ave-fria". Bem, todas as espécies são apresentadas por nomes populares e isto por si só já é motivo de um post (para ver sobre este tema, nomes populares, acesse o post deste blog
https://animaiselugares.blogspot.com.br/2016/07/sobre-animais-e-lugares-2-fauna-e-cia.html). Também há uma certa "liberdade artística" no caso de "pescador martim", pois o nome usual é "martim-pescador".

Há uma postagem de 2014 em "O Brasil das Aves" (http://brasildasaves.com.br/2014/05/16/todas-as-aves-de-passaredo-de-chico-buarque/) onde o autor (Zé Edu Camargo, que não conheço) fez um trabalho de identificação científica dos nomes populares e comenta sobre cada uma das espécies referidas na letra da canção e diz, inclusive, quais não são brasileiras. Neste trabalho ele também cita as pessoas que o ajudaram nesta tarefa, algumas delas conhecidos ornitólogos brasileiros (dentre outros, Fernando Straube, José Fernando Pacheco e Luiz Fabio Silveira). Sem dúvida, um trabalho interessante e que poupou o meu. Impressionante como existem nomes tão curiosos que até se pode duvidar que sejam nomes de bichos!

Alerto que, devido às constantes mudanças no arranjo sistemático da Classe AVES (existem atualizações até anuais feita por especialistas), algumas famílias ou espécies podem sofrer alterações, o que não é responsabilidade deste autor. Acredito que ele usou a listagem mais recente da época e do mesmo ano (2014). Outro detalhe é que, por se tratar apenas de nomes populares, eventualmente pode ser que a identificação de alguma das aves poderia caber a mais de uma espécie o que aliás ele mesmo cita em casos como uirapuru, melro. mais uma vez sugiro a leitura do nosso post sobre este assunto.

Percebi um pequeno equívoco em saíra quando ele diz " indica diversas aves do gênero Thraupidae", visto que o correto seria "diversas aves da família Thraupidae" e não gênero

Sobre a intenção da letra: viés ecológico ou contra a ditadura?

Parece evidente um alerta para a capacidade destrutiva do homem à fauna silvestre no seu refrão: 

"Bico calado
Toma cuidado / Muito cuidado
Que o homem vem aí
O homem vem aí
O homem vem aí"

E também quando diz: xô, foge, some, anda...

Mas será? Confesso que sempre pensei que sim. Porém, pesquisando um pouco mais sobre o assunto, encontrei algumas versões e informações contrárias a este respeito. O que eu comento em outro post:
https://animaiselugares.blogspot.com.br/2017/08/a-musica-passaredo-teve-intencao.html

De qualquer forma, destaco o fato do autor buscar, dentre das condições da época, auxílio técnico para compor seu conteúdo, conforme palavras dele em entrevista na TV, ou seja, consultou ornitólogos, livros e outras fontes.

Também ressalto que exite muito material produzido tentando ilustrar as espécies citadas, o que não é tarefa fácil e requer auxílio profissional e é ainda mais agravado por se tratar apenas de nomes populares o que pode gerar confusões nas identificações.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A música Passaredo teve intenção “ecológica” e ou foi mais um protesto contra a ditadura

Nomes populares, locais, comuns ou vernáculos: riqueza cultural ameaçada.

Animal, ave, pássaro...